21 Dias de Oração

Orando com os Nomes de Deus

Orando os nomes de Deus é uma campanha de 21 dia de oração e intercessão, que visa a edificação e fortalecimento espiritual dos crentes. O objetivo é fazermos orações baseadas em um nome específico de Deus, revelado nas Escrituras. Cada dia será um nome específico, com texto bíblico para meditação, motivos de oração e uma promessa bíblica associada ao referido nome. Adaptado do Livro Orando com os Nomes de Deus, de Ann Spangler, CPAD.

Dia 01 - ELOHIM - DEUS CRIADOR

Ler e meditar: Gênesis 1.1-28


Elohim é o plural de El, uma das mais antigas designações para divindade no mundo. Os hebreus emprestaram o termo El dos cananeus. Elohim é utilizado mais de 2.500 vezes. Quando oramos a Elohim, lembramos que Ele é aquele que deu início a todas as coisas, criando os céus e a terra e separando luz das trevas, água da terra seca, noite do dia. Esse antigo nome para Deus contem a ideia do poder criativo bem como a sua autoridade e soberania. Jesus usou uma forma do nome em sua oração agonizante na cruz. Aproximando a hora nona, Jesus clamou em alta voz: “Eloi, Eloi, lama sabachthani?” – que significa “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?”


Versículo chave:

Gênesis 1.1: “No princípio, criou Deus os céus e a terra.”


Orando com o nome Elohim:

1 – Peça a Deus para renovar o sentimento de gratidão e admiração por tudo o que Ele tem feito;

2 – Peça a Deus para aumentar seu desejo de abençoar outras pessoas com os dons que ele criativamente ele te deu;

3 – Peça a Deus para ajudá-lo a perceber a grandeza do Elohim de forma mais completa;

4 – Peça a Deus para lembra-lo sempre de que você foi criado a imagem e semelhança dele.


Promessa associada ao nome:

Isaías 41.10: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus (ELOHIM); eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. ”

Dia 02 - EL SHADDAY -DEUS TODO-PODEROSO

Ler e meditar: Gênesis 17:1-8, 15-17

O El Shadday (hebraico), traduzido como “Deus Todo-poderoso”, pode literalmente ser traduzido como “Deus, aquele da montanha”. Uma vez que os deuses do mundo antigo eram associados às montanhas, as primeiras traduções podem ter dado este significado. Como as próprias montanhas, Deus é visto como forte e imutável. El Shadday revela Deus como aquele que inicia e mantém o pacto com seu povo. Shadday é mencionado 31 vezes no livro de Jó e 17 vezes no restante da Bíblia. No novo testamento encontramos uma relação com a palavra Pantokrator, que pode ser traduzido como “Soberano”. Deus revelou a si mesmo como El Shadday, Deus todo poderoso, para Abraão e falou sobre o eterno pacto que estava estabelecendo com ele e seus descendentes. Ao orarmos para El Shadday, invocamos o nome daquele para quem nada é impossível.

Versículos chave:
Gênesis 17.1: “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.”

Orando com o nome El Shadday:
1 – Peça a Deus fé para crer que Ele pode mostrar sua força em e para você, quando estiver em seu momento mais fraco;
2 – Dê graças a Deus por Ele ter feito uma aliança com você;
3 – Louve a Deus porque não importa quão difícil seja a sua vida, nenhum poder no céu ou na terra pode impedir o plano de Deus para nós.

Promessa associada ao nome:
Gênesis 12.2,3: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”

Dia 03 - EL ROIY - O DEUS QUE ME

Ler e meditar: Gênesis 16.1-13

Uma escrava egípcia, Agar, encontrou Deus no deserto e dirigiu-se a Ele com El Roi, “o Deus que vê”. Notavelmente, esta é a única citação de El Roi na Bíblia. O Deus de Agar é aquele que conta os fios de cabelo em nossa cabeça e aquele que conhece as circunstâncias, passado, presente e futuro. Ao orar a El Roi, estamos orando àquele que conhece tudo sobre nós.

Verso-chave:
Gênesis 16.13,14:
"Então, ela invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê? Por isso, aquele poço se chama Beer-Laai-Roi; está entre Cades e Berede."

Orando o nome El Roiy:

1 – Louve a Deus porque os seus olhos estão em cada parte de sua criação;

2 - Dê graças ao Senhor, pois seu olhar cuidadoso está sobre cada particularidade de sua vida;

3 – Confesse qualquer tendência a acusar Deus de abandoná-lo;

4 – Peça a Deus para aumentar a sua percepção da sua presença.

Promessa associada ao nome:
Josué 1.5:
“Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei”.

Dia 04 - EL OLAM - O DEUS ETERNO

Ler e meditar: Gênesis 21.22-34 e Salmo 90


Olam é o nome hebraico citado mais de 400 vezes nas Escrituras Hebraicas. Ele é traduzido como “eterno”, “duradouro”, “para sempre”, “sempre” ou “antigo”. Ele se refere à experiência completa do tempo e do espaço. Significa “Deus Eterno” ou “Deus que é para sempre”, é citado apenas quatro vezes. A palavra é aplicada a Deus e suas leis, promessas, pacto e Reino. Seus planos permanecem para sempre, planos de dar a você um futuro cheio de esperança. Ao orar para o Deus que permanece para sempre, você está orando para o Deus cujo Filho é chamado de Alfa e Ômega. Ele é o Deus cujo amor, dura para sempre.


Verso chave:

Gênesis 21.33: “Plantou Abraão tamargueiras em Berseba e invocou ali o nome do SENHOR, Deus Eterno."


Orando o nome El Olam:

1 – Louve a Deus porque Ele não tem começo e nem fim;

2 – Dê graças a Deus por ter feito a sua alma imortal e por sua promessa de vida eterna, em Cristo Jesus;

3 – Peça a Deus que lhe faça grato por cada dia que passa; que ele aumente sua força e renove sua energia;

4 – Peça a Deus para aprofundar sua esperança na vida eterna.


Promessa associada ao nome:

Isaías 40.28,29: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.”

Dia 05 - EL ELYON - O DEUS ALTÍSSIMO

Ler e Meditar: Gênesis 14.1-24


Quando se refere a Deus, a palavra Elyon, que significa “o mais elevado” ou “exaltado”, enfatiza que Deus é o mais elevado em todos os aspectos da vida. No Novo Testamento, Jesus é conhecido como o Filho do Altíssimo (Lucas 1:30-32), ao passo que o Espírito Santo é o poder do Altíssimo. Todos os que pertencem a Cristo são revelados como filhos e filhas do Altíssimo, imitando o Pai que está no céu. Quando você ora ao Altíssimo, está adorando aquele cujo poder, misericórdia e soberania são incomparáveis. O Salmo 97 retrata uma imagem impressionante do Altíssimo. Um Deus tão impressionante que os montes se derretem diante dele! Tão magnífico que a terra treme na sua presença! Um Deus acima de tudo e de todos!


Verso-chave:

Gênesis 14.19: “abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra;”


Orando com o nome El Elyon:

1 – Louve a Deus porque Ele reina acima de tudo e todos;

2 – Dê graças a Deus porque a sua vida está escondida em Cristo;

3 – Peça a Deus a graça de exibir o caráter dele aos que não merecem.

4 – Peça que Ele ajude você a concentrar o seu coração nas coisas do alto, onde Cristo está.


Promessa associada ao nome:

Salmos 57.2: “Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.”

Dia 06 - EL CHAY - O DEUS VIVO

Ler e meditar: 2 Reis 19.14-37


Imagine orar a um deus surdo e mudo! Este é exatamente o caso, quando alguém adora um ídolo. O título EL Chay, o Deus vivo, enfatiza o papel de Deus como Criador de tudo aquilo que existe, em contraste com os ídolos feitos de metal, madeira ou pedra, que são meramente criações de mãos humanas. Nós vivemos porque Ele vive. Ele é fonte da nossa vida. O profeta Jeremias lembrou o povo de Deus de que _“envergonha-se todo fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida mentira é, e não há espírito nela”._ (Jr 10.14)


Versículo chave:

2 Reis 19.16: “Inclina, ó SENHOR, o ouvido e ouve; abre, SENHOR, os olhos e vê; ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou para afrontar o Deus vivo.”


Orando com o nome El Chay:

1 – Louve a Deus porque Ele é Deus sobre toda a terra. Porque Ele ouve as suas orações e vê a sua necessidade.

2 – Dê graças a Deus pela sua Palavra, que está viva e ativa, e é mais afiada que uma espada de dois gumes.

3 – Louve-o pelo seu Espírito que ressuscitou a Jesus vivo em você.

4 – Peça a Deus que ajude você a provar as alegrias da vida controlada pelo Espírito.

5 – Peça a Deus que Ele expulse os inimigos que continuam a afligir você.


Promessa associada ao nome:

João 4.10: “Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.”

Dia 07 - ADONAY - SENHOR, MESTRE

Ler e Meditar: Neemias 4.7-18


Adonai é uma palavra hebraica que significa “Senhor”, no sentido de proprietário, superior ou mestre. Este significado está ligado a ideia de relacionamento. Deus é Senhor, e somos seus servos. Como referência a Deus, essa palavra aparece mais de 300 vezes nas Escrituras. Adonai é a forma plural de Adon e refere-se sempre a Deus como Senhor ou Mestre. Quando Adonai e Yaweh aparecem juntas, podemos interpretar como “Soberano Deus”. Ao orar ao Senhor (Adonay), devemos lembrar de que o Senhor é o único que pode nos habilitar a cumprir o propósito dele na nossa vida. O Senhor quer que entreguemos a Ele cada aspecto da nossa vida. O Novo Testamento descreve Jesus como Senhor e Servo.


Versículo chave:

Salmo 16.2: “A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor; não tenho outro bem além de ti.”


Orando com o nome Adonay:

1 – Louve a Deus porque a sua grandeza nos constrange a servi-lo;

2 – Exaltar ao Senhor, pois ele é mais poderoso do que o mais poderoso inimigo;

3 – Dê graças pela oportunidade de ser usado pelo Senhor;

4 – Peça a Deus para ajudá-lo a lutar pelo seu casamento, seus filhos e sua casa, e em todas as adversidades que surgirem pelo caminho.


Promessa associada ao nome:

Salmo 54.4: “Eis que Deus é o meu ajudador; o Senhor está com aqueles que sustém a minha alma.”

Dia 08 - QUADOSH ISRAEL - O SANTO DE ISRAEL

Ler e meditar: Isaías 6.1-7


O título “O Santo de Israel” enfatiza a unicidade de Deus, sua singularidade e mistério, bem como o seu chamado para o seu povo seja, como Ele é. Qadosh é a palavra hebraica que significa “Santo”, um título de Deus que aparece com mais frequência no livro de Isaías, embora apareça em alguns dos outros profetas, especialmente Oséias, Jeremias, Habacuque, Salmos e Jó. No Novo Testamento, a palavra mais frequentemente usada com o significado de “santo” é hagios. Assim como Deus providenciou uma maneira para que Isaías fosse purificado do seu pecado, para que pudesse viver e proclamar a palavra de Deus, ainda que o povo não estivesse preparado para ouvi-la, as coisas, tempos, lugares, pessoas e outros seres criados se tornam santos, em virtude de sua conexão com Deus. Assim, o povo de Israel se tornou santo, porque Deus os escolheu.


Versículo chave:

Levítico 19.1,2: “Disse o SENHOR a Moisés: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo.”


Orando com o nome Quadosh Israel:

1 – Louve a Deus pela sua perfeita santidade.

2 – Louve-o porque Deus nos deu, em Cristo, a capacidade de nos tornarmos santos.

3 – Dê graças a Deus porque ele nos colocou em contato com as pessoas que ainda não o conhecem.

4 – Peça a Deus que Ele lhe revele a sua santidade mais claramente, peça perdão pela falta de reverência, qualquer tolerância a um pecado habitual na sua vida.

5 – Peça a Deus que ajude você a ver o valor de viver uma vida santa.


Promessa associada ao nome:

Jeremias 31.33: “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”

Dia 09 - YAHWEH - SENHOR

Ler e meditar: Êxodo 3 e Salmo 103


O nome Yahweh aparece mais de 6.800 vezes no Antigo Testamento. Ele aparece em quase todos os livros, menos Ester, Eclesiastes e Cantares de Salomão. Como nome pessoal e sagrado do Deus de Israel, era eventualmente citado em voz alta apenas pelos sacerdotes que adoravam no Templo em Jerusalém. Após a destruição do Templo em 70 d.C., o nome não foi pronunciado. Adonai substituiu Yahweh sempre que aparecia no texto bíblico. Por esse motivo, a correta pronúncia do nome acabou se perdendo. As edições da Bíblia em inglês costumavam traduzir Adonai como “Senhor” e Yahweh como “SENHOR”. Yahweh é o nome que mais se aproxima dos atos remidores de Deus na história do seu povo escolhido. Conhecemos Deus pelos seus feitos. Ao orar para Yahweh, lembre-se de que Ele é o mesmo Deus que está presente para salvá-lo da tirania do pecado assim como salvou seu povo da escravidão do Egito.


Versículo chave:

Êxodo 3.14: "Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros."


Orando o nome Yahweh:

1 – Louve a Deus por se revelar através dos atos poderosos de libertação;

2 - Dê graças por Deus ter livrado você de toda forma de escravidão;

3 – Confesse a Deus qualquer tendência de esquecer o que Deus fez por você;

4 – Peça a Deus para ajudá-lo a se lembrar dos atos salvadores que Ele realizou em sua vida.


Promessa associada ao nome:

Provérbios 18.10: “Torre forte é o nome do SENHOR, à qual o justo se acolhe e está seguro.”

Dia 10 - YAHWEH JIREH - O SENHOR PROVERA

Ler e meditar: Gênesis 22


A palavra hebraica raah, da qual se deriva yireh, significa “ver”. Nesse caso, ela é traduzida como “prover”. Uma vez que Deus vê o futuro bem como o passado e o presente, Ele pode antecipar e prover o necessário. Interessante que a palavra “provisão” vem da junção de palavras do latim, “olhar para frente”. Quando você ora para Yahweh Yireh, está orando para Deus que vê a situação antes de ela acontecer e pode suprir as suas necessidades. Moriá, o local onde Abraão foi impedido de sacrificar seu filho, tem sido tradicionalmente associado ao Monte do Templo em Jerusalém. Hoje o Monte Moriá é ocupado por um relicário muçulmano chamado Domo da Rocha. Jesus, a quem João Batista chamou de “Cordeiro de Deus”, acredita-se ter sido crucificado a apenas 400 metros do Monte Moriá. Foi lá que Yahweh Yireh proveu o sacrifício definitivo que nos colocaria em paz com ele.


Verso-chave:

Gênesis 22.14: “E pôs Abraão por nome àquele lugar – O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.”


Orando o nome Yahweh Jireh:

1 – Louve a Deus porque Ele provou a redenção através de seu filho amado, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo;

2 – Dê graças pela forma como Deus tem provido para sua vida espiritual, material e emocional;

3 – Peça a Deus para ajudá-lo a obedecer a Ele sem hesitar;

4 – Peça a Deus para ajudá-lo a vivenciar a conexão entre obediência e bênção.


Promessa associada ao nome:

Deuteronômio 15.4,5: “para que entre ti não haja pobre; pois o SENHOR, teu Deus, te abençoará abundantemente na terra que te dá por herança, para a possuíres, se apenas ouvires, atentamente, a voz do SENHOR, teu Deus, para cuidares em cumprir todos estes mandamentos que hoje te ordeno.”

Dia 11 - YAHWEH NISSI - O SENHOR É A MINHA BANDEIRA

Ler e meditar: Êxodo 17.8-16


Os exércitos antigos carregavam flâmulas ou estandartes que serviram como marcas de identificação e como símbolos que representavam os ideais de um povo. Uma flâmula, como uma bandeira, podia ser vista de longe, servindo como ponto de encontro para as tropas antes de uma batalha. Embora as flâmulas tenham sido utilizadas pela primeira vez no Egito, Babilônia, Assíria e Pérsia, os israelitas as levaram durante sua marcha pelo deserto. Quando você ora a Yahweh Nissi, está orando a Deus que é poderoso para superar qualquer inimigo. Diferente das bandeiras de pano, os antigos estandartes eram feitos de madeira ou metal e moldados em várias figuras ou emblemas que poderiam ser amarrados a uma vara comprida ou mastro. Representando pássaros, animais ou deuses, eles costumavam brilhar intensamente ao sol, para que pudessem ser vistos de longe. A bandeira levada à frente de um exército ou fincada em uma alta colina servia como um ponto de encontro para as tropas antes da batalha ou como um anúncio de uma vitória. Por incorporarem os ideais e aspirações de quem os carregava, os estandartes despertavam a devoção de uma nação, uma causa ou um líder. Quando Moisés levantou a vara de Deus na batalha com os amalequitas, ele a segurava como uma bandeira, apelando para o poder de Deus. Ao construir um altar e nomeá-lo Yahweh Nissi, “O Senhor é a minha bandeira”, ele criou um memorial da proteção e do poder de Deus durante a primeira batalha dos israelitas após deixarem o Egito.


Versículo chave:

Êxodo 17.15: "E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira."


Orando o nome Yahweh Nissi:

1) Louve a Deus: Porque não existe poder maior nem nos céus e nem na terra.

2) Dê graças: Pelo trabalho de Deus em sua vida.

3) Confesse: Sua tendência de tentar lutar suas próprias batalhas com suas próprias forças.

4) Peça a Deus: Para que aumente a sua fé e o seu desejo de usar o poder dele em seu favor.


Promessa associada ao nome Yaweh Nissi:

Salmo 60.4: “Deste um estandarte aos que te temem, para fugirem de diante do arco.”

Dia 12 - YAHWEH TSEBAOTH - O SENHOR DOS EXÉRCITOS

Ler e meditar: 2 Reis 6.8-23


O Senhor dos Exércitos é um título que enfatiza o governo de Deus sobre qualquer outro poder, no universo material e espiritual. É um título de grande poder. Ele aparece mais de 240 vezes nas Sagradas Escrituras e nos lembra de que toda a criação, até mesmo em sua condição caída, está sob o governo e reinado de Deus. Quando a Bíblia fala do “exército dos céus”, normalmente se refere a seres celestiais, embora a expressão possa se referir a seres angelicais. A palavra “exército” também pode se referir a seres humanos e também a própria natureza. Portanto, quando as Escrituras falam do Senhor dos Exércitos é o nosso Deus liderando querubins, serafins, sol, lua, estrelas, rios, montes, homens, mulheres, animais selvagens e domésticos – tudo adora ao Senhor, e por diversas vezes, é chamado para lutar por Ele.


Versículo-chave:

1 Samuel 17.45-46: “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”


Orando com o nome Yaweh Tsebaoth:

1 – Louve a Deus que se exalta entre as nações. Dê graças a Deus, porque Ele defende o seu povo.

2 – Louve-o pelo seu plano de salvação e porque você pertence ao Senhor dos Exércitos.

3 – Peça a Deus que equipe você para as batalhas espirituais, que certamente virão.

4 – Peça a Deus para lembrá-lo de que ninguém pode frustrar os planos do Senhor dos Exércitos.

5 – Peça a Deus que Ele te fortaleça em meio a batalhas.


Promessa associada ao nome:

Zacarias 1.3: “Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Dia 13 - YAHWEH TSIDQENUW - O SENHOR JUSTIÇA NOSSA

Ler e meditar: Romanos 3.1-31


A palavra hebraica tsedeq é traduzida, normalmente, como “justiça”, mas também pode ser traduzida como “justo”, “honesto”, “reto”, “justiça”. A justiça envolve principalmente estar em uma boa posição para com Deus. Como tal, ela diz respeito ao cumprimento das exigências do relacionamento com Deus e também com os outros.

A justiça cristã é uma orientação, uma lealdade, um compromisso, uma esperança – e somente, um dia, uma chegada. O profeta Jeremias predisse a vinda de um Rei que seria chamado “ O Senhor, nossa justiça”. Jesus cumpriu essa profecia, restaurando o nosso relacionamento com Deus, por meio da sua vida, morte e ressurreição.


Versículo chave:

Jeremias 23.6: “Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa.”


Orando com o nome Yahweh Tsidqenuw:

1 – Louve a Deus pela sua integridade absoluta. Porque Ele não nos abandona ao poder do pecado.

2 – Dê graças a Deus porque Ele veio em sua busca.

4 – Louve-o pela sua soberania, pela fidelidade.

5 – Peça a Deus que o ajude a confiar nele, nos bons e nos maus momentos.

5 – Peça a Deus que lhe mostre a profundeza da sua necessidade dele. Que Ele aumente o seu entendimento a respeito do que Jesus fez por você.


Promessa associada ao nome:

Mateus 5.6: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.”

Dia 14 - YAHWEH SHALOM - O SENHOR É PAZ

Ler e meditar: Filipenses 4.6-9


Yahweh Shalom é um título, mais que um nome de Deus. Shalom é uma palavra comum, para saudações ou despedidas em Israel. Quando você diz Shalom, não está dizendo simplesmente olá ou bom dia. Em português, a palavra paz normalmente se refere a ausência de conflito externo ou a uma condição de calma interior. O conceito de Shalom inclui essas ideias, mas vai além delas. Significa totalidade, integridade, segurança. Shalom resulta da vida em harmonia com Deus. O fruto dessa harmonia com outras pessoas. Quando oramos a Yaweh Shalom, estamos orando à fonte de toda paz. Não é de admirar que o seu Filho Jesus seja também chamado de príncipe da paz.


Versículo-chave:

Juízes 6.24: “Então, Gideão edificou ali um altar ao Senhor e lhe chamou Senhor é Paz.”


Orando com o nome Yahweh Shalom:

1 – Louve a Deus pela sua soberania sobre as nações e os governantes do mundo. Pela paz que desfrutamos como nação. Dê graças a Deus pelo poder de nos libertar e nos transportar para um reino de paz.

2 – Peça a Ele perdão pelos maus hábitos, como a preocupação excessiva e a ansiedade descontrolada.

3 – Peça que lhe conceda a paz que excede todo entendimento. Ore pedindo está benção para sua família.

4 – Peça a Deus que a paz volte para muitos lares, que o príncipe da paz governe os corações atribulados.


Promessa associada ao nome:

Isaías 26.3: "Tu Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, pois ele confia em ti.”

Dia 15 - YAHWEH SHAMMAH - O SENHOR ESTÁ ALI

Ler e meditar: Ezequiel 37.21-28


A expressão Shammah é um nome para uma cidade, não necessariamente um título de Deus. Mas está tão intimamente associada à presença e ao poder de Deus que costuma ser equiparada a um nome para Deus, pelo menos no linguajar popular. No Novo Testamento, o nome que está mais intimamente associado a este é Emanuel, “Deus conosco”, um nome que foi dado a Jesus. Yahweh Shammah, “o Senhor está ali”, nos lembra de que fomos criados para desfrutar e manifestar a presença de Deus. Tragicamente, o profeta Ezequiel testemunha a glória de Deus deixando o Templo, devido à contínua infidelidade do povo. Deus não mais está ali. Apesar da ausência de Deus, o livro de Ezequiel termina com uma nota de tremenda esperança, predizendo uma época de restauração, quando o nome da cidade desde aquele dia será “O Senhor está ali”.


Versículo chave:

Ezequiel 48.35: “Dezoito mil côvados em redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: o Senhor está ali.”


Orando com o nome Yahweh Shammah

1 – Louve a Deus porque Ele está sempre conosco. Agradeça pela Sua presença em meio às dificuldades.

2 – Louve-o pelas maneiras como Ele se revelou a você.

3 – Peça a Deus que faça de você um instrumento do seu amor, revelando a presença dele por meio dos seus atos de bondade e gentileza.

4 – Peça a Deus perdão por qualquer tendência sua de acusar Deus de abandoná-lo e querer concluir as coisas achando que está sozinho.

5 – Peça a Deus que proteja você e seus entes queridos.


Promessa associada ao nome:

Apocalipse 21.4: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.”

Dia 16 - YAHWEH TSUR - O SENHOR, MINHA ROCHA

Ler e meditar: 2 Samuel 22:2-4


Que palavra seria melhor do que “rocha” para representar a permanência de Deus, como também a sua proteção e a sua fidelidade constante? A palavra “rocha” resume a permanente fidelidade de Deus, a sua lei. O substantivo hebraico “tsur” com frequência é traduzido como “rocha” ou “pedra’, ao passo que “petra” é a palavra grega para rocha. O Novo Testamento identifica Jesus como rocha espiritual que acompanhou os israelitas durante a sua longa jornada pelo deserto. Ele também é a pedra que os edificadores rejeitaram, mas que se tornou a pedra de esquina da igreja de Deus.


Versículo chave:

Salmo 144.1: “Bendito seja o SENHOR, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra;”


Orando com o nome Yahweh Tsur:

1 – Louve a Deus porque Ele é a sua rocha.

2 – Dê graças pela maneira como Deus livrou você dos inimigos.

3 – Louve-o pela sua fidelidade, pela maneira como Deus firmou a sua vida em tempos de medo.

4 – Peça a Deus que Ele o ajude a trocar o temor que você sente pela paz que só Ele pode dar.


Promessas associada ao nome:

Isaías 26.4,5: “Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna; porque ele abate os que habitam no alto, na cidade elevada; abate-a, humilha-a até à terra e até ao pó.”

Dia 17 - YAHWEH RA´AH - O SENHOR É O MEU PASTOR

Ler e meditar: Salmo 23


O pastoreio é uma das ocupações humanas mais antigas. A riqueza de uma família era avaliada segundo o número de ovelhas, bodes, vacas, cavalos e outros animais que um homem possuía. Abel, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e Davi, todos eram pastores. Durante bom tempo da sua história, os hebreus foram um povo nômade, que peregrinava de um lugar para outro, em busca de pastagens para seus rebanhos. Para manter o seu meio de sustento, era vital que os pastores impedissem que os seus animais se desgarrassem, que os protegessem de ladrões e de animais selvagens. As Escrituras falam de Deus como o Pastor do seu povo, e também aplicam essa imagem aos líderes religiosos. O Novo Testamento apresenta Jesus como o Bom Pastor, que protege a vida de suas ovelhas, abrindo mão da sua própria vida.


Versículo chave:

Salmos 23.1: “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.”


Orando com o nome Yahweh Ra´ah:

1 – Louve a Deus pela sua capacidade de cuidar de você. Pela maneira como Deus tem sido o seu fiel Pastor. Pela sua misericórdia, ao nos chamar de volta par junto de si.

2 – Dê graças porque Deus entregou seu único Filho para ser o Cordeiro que deu a sua vida por nós e também o Pastor que nos traz para casa.

3 – Peça para que Ele ajude você a manter os seus olhos fixos nele, para que você não se desgarre. Que Ele o ajude a enxergar a necessidade que você tem de ter um Pastor.


Promessa associada ao nome:

Ezequiel 34.15,16: “Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o SENHOR Deus. A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com justiça.”

Dia 18 - YAHWEH RAFÁ - O SENHOR QUE CURA

Ler e meditar: Êxodo 15.22-26


A palavra hebraica rafá significa curar, sarar, restaurar ou fazer completo. O verbo rapá aparece 77 vezes no Antigo Testamento. Embora o costume referir-se à cura física, ele possui um significado mais amplo também, envolvendo a pessoa por completo. Em vez de curar apenas o corpo, Yahweh Rafá cura também a mente e a alma, principalmente as enfermidades espirituais, o pecado e a apostasia. A Bíblia mostra que o Senhor Deus é a fonte de toda saúde. Ao orar para Jeová Rafá, peça para que Ele mostre a você o que ele contém. Se Ele revelar algum pecado, peça perdão e ore pela cura. O Novo Testamento revela Jesus como o grande médico, aquele que cura o corpo e a alma, cujos milagres apontam para o Reino de Deus. Não admire que haja poder no nome de Jesus! Dois mil anos após a sua morte, as pessoas continuam sendo curadas por meio da oração. Deus não provê a cura, Ele é a cura.


Versículo chave:

Êxodo 15.26: “e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.”


Orando com o nome Yahweh Rafá:

1 – Louve a Deus por sua misericórdia, revelada através da morte e ressurreição de Jesus e não nos deixar em nossos pecados. Louve a Deus porque em vez de desistir de nós, Deus permitiu que seu próprio Filho fosse ferido e castigado pelas nossas ofensas.

2 – Dê graças a Deus pelo seu Filho Jesus que tomou sobre si a as nossas enfermidades.

3 – Peça a Deus o perdão e a cura. Peça a Deus para descobrir as áreas de cegueira espiritual em sua vida e na vida da igreja.

4 – Confesse qualquer orgulho que o impeça de admitir seu pecado.

5 – Peça a Deus saúde física e espiritual.


Promessa associada ao nome:

Tiago 5.14-15: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.”

Dia 19 - YAHWEH ISH - O SENHOR É TEU MARIDO

Ler e meditar: Isaías 54:1-17


O amor de Deus por Israel é refletido na palavra hebraica Ish, que quer dizer “marido”. Quando aplicada a Deus, nas Escrituras hebraicas, a palavra simboliza o relacionamento ideal entre Deus e Israel. Deus é o marido perfeito – amoroso, perdoador e fiel, que provê para o seu povo e o protege. Essa metáfora de casamento monogâmico, entre Deus e o seu povo, é enfatizada no Novo Testamento, que revela Jesus como o esposo amoroso e sacrificial da Igreja. O nosso destino, o nosso maior propósito como povo de Deus, é nos tornarmos como igreja a esposa dele.


Versículo chave:

Isaías 54.5: “Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.”


Orando com o nome Yahweh Ish:

1 – Louve a Deus porque somente Ele pode nos satisfazer. Porque Ele não é somente poder, conhecimento, riqueza, mas é amor.

2 – Dê graças a Deus porque Ele buscou um relacionamento com você.

3 – Peça a Deus perdão por qualquer tendência de se contentar, no seu relacionamento com Deus, com menos do que Ele pretende.

4 – Peça que Ele se revele a você como aquele que o ama, aconteça o que acontecer.

5 – Peça a Deus lhe dê um coração obediente para expressar o seu amor por Ele.


Promessa associada ao nome:

Romanos 8.39: “nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Dia 20 - YAHWEH MACHACEH - DEUS É O MEU REFÚGIO

Ler e meditar: Salmos 91.1-16


As Escrituras hebraicas revelam um Deus que habita com o seu povo, primeiramente em uma tenda no deserto, e depois no Templo de Jerusalém. O Novo Testamento leva essa ideia de morada de Deus na terra um passo gigantesco à frente, revelando um Deus que quer habitar não meramente com o seu povo, mas no meio do seu povo. Intimamente ligado a esta imagem de morada está a ideia de Deus como nosso refúgio. Ele é retratado como aquele a quem podemos correr em busca de segurança. A palavra “refúgio” também aparece nas Escrituras em conexão às cidades de refúgio de Israel para onde as pessoas podiam fugir em busca de segurança se tivessem matado alguém acidentalmente. Nos templos bíblicos as cidades eram cercadas por muros, de 7 metros de altura e 4 a 7 metros de espessura. Deus é comparado a estas fortalezas.


Versículo chave:

Salmos 91.1-2: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.”


Orando com o nome Yahweh Machaceh:

1 – Louve a Deus pelas vezes em que Ele foi o seu refúgio. Porque Ele é uma torre forte contra todos os inimigos.

2 – Dê graças a Deus pela sua graça que sustenta.

3 – Peça a Deus que Ele lhe abra os olhos para o seu cuidado protetor, no passado e no presente.

4 – Peça a Deus que lhe dê ciência da batalha espiritual.


Promessa associada ao nome:

Provérbios 18.10: “Torre forte é o nome do SENHOR, à qual o justo se acolhe e está seguro.”

Dia 21 - ISRAEL MIQVEH - A ESPERANÇA DE ISRAEL

Ler e meditar: Jeremias 17.1-18


Nas Escrituras hebraicas, a esperança com frequência está conectada com as expectativas de que Deus é um libertador que salva os que confiam nele. No Novo Testamento, a esperança está enraizada em Jesus, na sua vida, morte e ressurreição, bem como no seu retorno, em glória. Também podemos ter esperança no tocante a esta vida, porque o Espírito Santo habita em nós, recriando a imagem de Cristo em nós. A esperança bíblica é um novo tipo de força, permitindo que sejamos pacientes e suportemos, independentemente do que enfrentemos. Leia a Palavra de Deus, pois ela alimenta a nossa esperança. Embora tenhamos esperança de bênçãos terrenas, a nossa maior esperança diz respeito à volta de Cristo, quando Deus não apenas enxugará as nossas lágrimas, mas nos convidará a compartilhar a sua alegria, para sempre.


Versículo chave:

Jeremias 17.8: “Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.”


Orando com o nome Miqveh Israel:

1 – Louve a Deus porque Ele é imutável. Dê graças a Deus pela força, amor e proteção.

2 – Louve-o pelo seu amor inabalável, porque nada pode nos separar deste amor.

3 – Peça a Deus que lhe mostre como alinhar a sua mente com a verdade das Escrituras.

4 – Confesse sua falta de esperança e confiança em seu nome e seu caráter.


Promessa associada ao nome:

Isaías 40.31: “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”